Glorie-se na vossa liberdade


2 Coríntios 10:17 - Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.

O cristão não precisa depreciar-se. Nem, tampouco, vangloriar-se. O que confere valor ao cristão é sua dependência de Deus. É o que diz Paulo: "Contudo, quem gloriar-se, glorie-se no Senhor." (II Coríntios 10:17).

Há dois extremos perigosos, na vida cristã. Um deles é aquele que reconhece nossa natureza pecadora e que, por causa disso, diz que não somos nada e não temos direito a nada. A extrema esquerda desta posição prega que nem a misericórdia divina poderá nos modificar. Este extremo não é bíblico. O outro lado da polêmica é aquele que diz: "já que o Senhor nos salvou e nos salvou para sempre, nunca mais pecaremos, gozando de absoluta imunidade espiritual". Assim, "porque somos santos, merecemos todos os privilégios dados pelo Senhor". Este extremo, que supervaloriza o papel humano na vida cristã, também não encontra sustentação bíblica.

A posição adotada pelo Apóstolo Paulo não é pessimista, nem é otimista: é bíblica. Quem nos convence de que somos pecadores? O Espírito de Cristo. Quem nos induz ao arrependimento? O Espírito do Senhor. Quem nos ensina a depender de Deus, no meio das provações do mundo? O Espírito de Cristo. Quem nos motiva a dar testemunho do Evangelho e a contribuir para o crescimento do Reino? O mesmo Espírito. Pelo visto, o denominador comum da vida e da ação cristã é o Senhor. A conclusão de Paulo, então, se impõe: se quisermos nos gloriar, a única glória a que temos direito é a que nos vem de Cristo. Se é que somos cristãos, nossa única glória saudável é a de refletir o brilho do amor de Cristo em nós. O que for diferente disto é vangloriar-se.

Somo servos, Mas também somos príncipes então como lidar com essa dicotomia, afinal o que é ser servo e o que ser príncipe. Bem longe de mim esgotar o assunto mas sou príncipe pois um dia fi escravo, dependia de mim mesmo, era escravo da minha vontade, não tinha o direito de dizer não, era submetido o tempo todo a podridão de fazer somente o que minha carne queria, e apesar de ser livre por cristo vivia subjugado por mim mesmo.

Agora sou príncipe pois Deus me deu direito de escolha, de morar nas mansões celestiais. Mas apesar de ser príncipe sou SERVO pois não vivo mais Eu mas Cristo vive, e é essa glória que glorifica o pai, pois agora somos livres para o adorá-LO.

Viver só vale a pena se for com liberdade. Se Cristo vos libertar verdadeiramente sereis LIVRE.
Close Menu