Personalidade: Sir George Williams

Sir George Williams (11 de outubro de 1821 - 6 de novembro de 1905) foi um filantropo inglês e fundador da Associação Cristã de Moços (YMCA). A maior e mais antiga instituição de caridade juvenil do mundo, seu objetivo é apoiar os jovens a pertencer, contribuir e prosperar em suas comunidades.

Williams nasceu em uma fazenda em Dulverton, Somerset, Inglaterra e batizou na Igreja da Inglaterra.  Quando jovem, ele se descreveu como um "jovem descuidado, descuidado e sem Deus". Depois de um acidente, sua família o enviou para Bridgwater para ser aprendiz em uma loja de tecidos. Em 1837, Williams converteu-se do anglicanismo ao congregacionalismo. Ele foi para a Igreja Congregacional de Sião e tornou-se um membro envolvido.

Em 1841, ele foi para Londres e trabalhou novamente em uma loja de tecidos. Depois de três anos, em 1844, foi promovido a gerente de departamento. Ele se casou com a filha do patrão, Helen Jane Maunder Hitchcock, em 1853. Williams tornou-se membro da Igreja Congregacional da Weigh House e usou seu tempo para a evangelização.

Chocado com as péssimas condições em Londres para os jovens trabalhadores, reuniu um grupo de colegas de trabalho para criar um lugar que não tentasse punir os jovens. Esse lugar foi o YMCA, que ele fundou em 6 de junho de 1844.  Promoveu o cristianismo muscular. Um dos primeiros convertidos e colaboradores da nova associação foi George Hitchcock, o empregador de George. Ele também forneceu um local seguro para homens e mulheres jovens.

Williams foi condecorada pela rainha Victoria em seu aniversário de 1894. Após sua morte em 1905, ele foi comemorado por um vitral na nave da Abadia de Westminster. Sir George Williams está enterrado na Catedral de São Paulo. A Sir George Williams University em Montreal, fundada pela YMCA, foi nomeada em comemoração a Williams; mais tarde foi fundido na Concordia University, com seu antigo campus mantendo o nome Sir George Williams Campus.
Close Menu