Os Salmos são os livros de extrema significância para o povo de Deus, podemos concordar com a afirmação que eles são a teologia prática experimentada na vida humana, não um amante da Bíblia que não se aposse de um salmo pra si, seja no momento de alegria, ou tristeza e quanto mais na angustia, esse livro muitas vezes se torna nossa própria oração dizendo aquilo que nós não conseguiríamos falar por não saber escolher as palavras mas os Salmos tem esses palavras, nos salmos aprendemos a orar, a se relacionar com Deus nas diversas situações da nossa vida.
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." Salmos 103:1-2
Nesse pequeno artigo-devocional quero falar desse livro ou melhor desses livros que tanto amo e quem não ama, não é nada exaustivo mas fruto de perguntas e respostas que fazem aguçar nosso interesse por esse livro.
Como os Salmos são organizados ?
Os Salmos é compostos por cinco livros:
- Livro I - 1-41
- Livro II - 42-72
- Livro III - 73-89
- Livro IV - 90-106
- Livro V - 107-150
E a questão literária dos Salmos ?
O contexto literário em que foi escrito o Antigo Testamento reflete muito bem as particularidades dos povos e cultura da época, características literárias Egipciana, Cananeia e mesopotâmia é encontrada nos Salmos exemplos:
- O Paralelismo, que a reiteração de um ideia com mais uma linha de pensamento que reforça a primeira.
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho." Salmo 119:105
- Quiasmo, a segunda linha ou parágrafo reforça a primeira com inversão da sequencia de palavras ou frase, lembrando que estes exemplos acontecem no original hebraico.
"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1-2
- Poema acróstico, os versos começas com as letras do alfabeto hebraico exemplo disso é o salmo 119 que começa alef, depois beth e assim por diante formando o maior acróstico da Bíblia, nesse caso possui oito versos para cada letra hebraica consecutiva.
Os Termos musicais utilizados em alguns salmos ?
Em alguns salmos é usado diversos termos musicais que dão instruções sobre o propósito do salmo vejamos:
- Para o chefe músico, indica que era para ser usado em adoração no templo ( Sl. 4 ).
- Al-taschith, literalmente significa não destruir ; como aplicado para a realização de música é desconhecido. O termo pode ter sido o nome de uma música popular para que o salmo era para ser executada ( Sl 57. )
- Alamote a ser cantada por vozes femininas ou agudos ( Sl. 46 )
- Gittith literalmente significa lagares ; como aplicado para a realização de música é desconhecido. Isso pode significar que a música era para ser realizada no outono do ano na Festa dos Tabernáculos, ou também pode ter sido um instrumento de cordas ( 8 Sl. )
- Mahalath, o significado deste termo não é clara. Pode referir-se a um instrumento musical, uma música popular para que o salmo era para ser executado, ou uma direção para a forma como o salmo era para ser realizada.
- Masquil ou maskil de instrução ou de ensino ( Sl. 32 ).
- Michtam ou miktam desconhecido-intencionados; pensado para ser uma meditação digna de lembrança ou uma canção de expiação ( Sl. 16 ).
- Mizmor de ser acompanhada por instrumentos musicais; normalmente traduzido como um salmo nos títulos (Sl. 3).
- Neginoth de ser acompanhada por instrumentos de corda (Sl.4 ).
- Nehiloth de ser acompanhada por instrumentos de sopro ou flautas (Sl.5).
- Selah um interlúdio musical com o propósito de meditação (Sl.3).
- Seminite -significa o oitavo e, provavelmente, refere-se a oitava em que estava a ser executada. Também pode se referir a um instrumento de oito cordas. Alguns estudiosos acreditam que é um termo de contraste com Alamote e significa que o salmo é para ser cantada por vozes masculinas ou baixa frequência (Sl.6).
- Shiggaion a ser cantado com emoção intensa; uma música com um ritmo irregular (Sl. 7).
- Shir palavra hebraica-comum para a música; normalmente traduzido como canção (Sl. 18:01).
- Shoshannim literalmente significa lírios; como aplicado para a realização de música é desconhecido. Isso pode significar que a música era para ser realizada na primavera do ano na Festa da Páscoa (Sl. 45).
- Tehillah uma canção de louvor; normalmente traduzido como louvor (Sl. 145).
- Tephillah a oração; normalmente traduzido como oração (Sl.86).
E os nomes de Deus enfatizados nos Salmos ?
Um detalhe importante nos livros de Salmos é o enfoque no nome usado para Deus, onde por vezes encontramos JEOVÁ, que traduzido por Senhor ou Deus, como é o nome da aliança com Deus e seu povo enfatiza SUA fidelidade conosco.
EL ou ELOHIM, enfatizando o poder supremo sobre todas as nações ,universo em suma todas as coisas.
ADONAI, enfatizando a autoridade de Deus sobre nós, como senhor e nosso Mestre e também seu cuidado conosco é o nosso Adonai.
Por Enquanto ...
O propósito dos Salmos historicamente é fornecer um hinário para o povo judeu para ser usado em sua adoração, exaltando a Deus e ensinando a importância da Experiencia do povo de Deus a cada dia ou seja o andar com Deus. Temas como Deus, sua Criação, Homem, Aliança de Deus, Redenção, o Valor da Palavra de Deus entre outros nos ensinam a Louvar a Deus e reconhecer sua magnificência então louvemos ao Senhor.
150.1 Hebr. Aleluia"Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o Dt 3.24conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o adufe e a 150.4 ou dançaflauta; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas. Louvai-o 1Cr 15.16,19,28com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve 150.6 Hebr. a Jahao Senhor. Louvai ao Senhor!" Salmos 150
Social