E estou plenamente convicto de que aquele que iniciou boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus. [Filipenses 1:6]
Na vida estamos sempre sonhando, pelo menos os que ainda nutrem algum tipo de serenidade, alguns dos sonhos se tornam metas e projetos. acontece que muitos desses projetos fracassam, são deixados para trás pelo simples fato que que não temos perseverança em continuar, é nossa falta de consistência é a razão maior porque colecionamos tantos fracassos.
A imagem que Paulo usa neste texto é referente a sacrificio: “No versículo 6 Paulo diz que confia em que Deus, que começou a boa obra nos filipenses, continue-a e a complete de tal maneira que estejam preparados para o dia de Cristo. Há aqui na linguagem grega uma figura que não é possível reproduzir na tradução. O problema está nas palavras que Paulo usa para começar (enarquesthai) e para completar (epitelein); ambos são termos técnicos para indicar o começo e o final de um sacrifício.” Nossa vida é um altar a Deus, Paulo já falou sobre isso na carta aos romanos “Apresenteis vossos corpos”, muito distante do pensamento humanístico que centraliza em nós, Jesus está em nós preparando uma oferta perfeita a Deus, isso mesmo tudo é DEle, Para Ele e por Ele, somos a oferta de Cristo ao Pai, é nisso que Jesus está trabalhando, em nosso aperfeiçoamento, nossa purificação, e sendo assim nada fora DEle acontece, toda a Obra é Ele que Faz obra da Graça, para que um dia estejamos prontos oferta de Cheiro Suave e agradável a Deus.
Contudo existe algo acontecendo mesmo que ignoramos, um projeto que tem início meio e fim, onde o Arquiteto do universo é o responsável, Ele mesmo garantiu o orçamento e garantiu seu fim, não somos jogados a plena sorte como os naturalistas acreditam e muito menos estamos fadados a aniquilação como os fatalistas, não: “Aquele que começou a boa obra em Nós, há de conclui-la”.
Social