Os Sináis "Jesus o Pão da Vida"


    O Apóstolo João, possivelmente foi o ultimo a registrar a História de Jesus no final do primeiro século mas há aqueles que dizem que foi antes de 70 d.C quando os Judeus se rebelaram forçando uma invasão terrível pelo exercito romano o que foi desastroso.

    Concordo com Clemente um dos pais da Igreja que disse que João era o "Evangelho Espiritual", é mesmo essa narrativa não é simples em nada, do inicio ao fim é uma mister de sensações e nenhuma simples e monótona seu inicio declarando a essência de Jesus como o "Verbo" só isso é digno de tese, de tão profundo lindo, empolgante. O seu final termina nos informa que muito ficou de fora dos registros.

"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos." Jo 21.25


    João escreve um evangelho de Luz e Amor, um evangelho que evidencia a natureza de Jesus pelos sinais que ele demonstrou, Prática e Teoria pra não deixar dúvidas de  quem Ele é.

Jesus o Pão da Vida.
"Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede." Jo 6.35

Um mundo que tem fome, literalmente fome de tudo. Jesus chegou pregando nas aldeias e cidades de Israel e encontrou um povo desgarrado, necessitando de alimento e apesar do alimento físico ser indispensável ele não pode suprir as necessidades básica humana, essa alma carente de esperança, força, fé e propósito. 

Certo dia, uma multidão cercou Jesus, eram centenas que formaram milhares, para se alimentar de tudo que Jesus falava, Jesus falava do cotidiano, e quando isso acontecia o sentido de Tudo mudava de ordem, expressava que o verdadeiro sentido da vida não é o afã pela conquista, mas uma volta a confiança no Deus que cuida, o Deus que cuida dos passarinhos, que veste os lírios, Jesus veio colocar em ordem as prioridades da nossa vida.
 Busquem, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas lhes serão acrescentadas. Lc 12.31

O Sinal exterior do que acontece no interior

"Então Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os seus discípulos. Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima. "Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, disse a Filipe:
— Onde compraremos pão para lhes dar de comer?
Mas Jesus dizia isto para testá-lo, porque sabia o que estava para fazer. Filipe respondeu:
— Nem mesmo duzentos denários de pão seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço." Jo 6:3-7

João destaca esse teste que Jesus fez com seus discípulos, é bom lembrar que o evangelista coloca essa historia depois da cura do paralitico do tanque de betesda um homem que a 38 anos estava preso a um sincretismo religioso, depositando toda sua esperança numa "fábula".
Agora Jesus pergunta aos discípulo " _ Onde compraremos pão para lhes dar de comer ?"  era um teste e pela resposta dos discípulo podemos aprende um pouco com a nossa própria falta de fé. 

Filipe, e a mente Cartesiana: 
" Nem mesmo duzentos denários de pão seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço
    Matematicamente era impossível, 200 dias de trabalho não era um valor que eles possuíssem no momento, essa resposta se parece muito como nós também pensamos, nós olhamos pra conta bancária, a dispensa vazia  e esquecemos quem está nos perguntando, Filipe não colocou na sua equação aquele que lhe fez a pergunta, apesar de ter visto maravilhas feitas pelo mestre, as vezes vivemos uma religião desconectada da realidade servimos a um Deus todo poderoso mas resolvemos nossa vida como se Ele não existisse.

André, leva a semente do milagre: enquanto Filipe disse a situação não tem jeito, André levou uma criança com seu lanche, é o que ele tinha pra solução, e era o que o menino tinha paro lanche, amos deram tudo que tinham no momento. 

Aprendemos que não é quantidade mas o quanto isso representa, aqueles poucos pães e peixes era "o tudo" que o menino possuía e tudo ele deu, nós devemos levar a o Senhor o tudo que temos, toda nossa confiança, se o que você tem é apenas sua disposição para orar isso basta, o entendimento disso é a chave.  afinal André sabia que quem perguntou era o mesmo que já havia curado os leprosos, a sogra de Pedro, a mão ressequida e muitos outros. com certeza não era uma pergunta sem "pegadinha"  Jesus nunca deu ponto sem nó.

— Eu sou o pão da vida.
Quem viu Jesus multiplicar os Pães possivelmente poderia achar que esse problema de fome e escassez havia acabado, mas não era isso que os sinais queria mostrar, mas revelar a todos que Jesus é Fonte e não um fornecedor.

"Então eles disseram:
— Que sinal o senhor fará para que vejamos e creiamos no senhor? O que o senhor pode fazer? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: “Deu-lhes a comer pão do céu.”
Jesus lhes disse:
— Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
Então lhe disseram:
— Senhor, dê-nos sempre desse pão.
Jesus respondeu:
— Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome," Jo 6:30-36

Jesus é a Hermenêutica de Deus, o maná era o simbolo da providencia de Deus, e agora o próprio Deus estava diante de todos afinal:
Quem me vê a mim vê o Pai - João 14:9

Jesus alimentou mais de 5000 homens, mas o que Ele queria mostrar é que qualquer alimento acaba, passando assim a saciedade,  mas a Fome da Alma continua , Jesus é nosso Pão, o Pão da Vida da vida eterna, daquilo que não passa, todo alimento terreno sacia algo que é passageiro mas Jesus estava falando do que é eterno. 

Jesus sempre falou de coisas eternas é isso que Ele oferece pra nós algo que dura pra sempre, afinal essa fome da alma que o homem passa a vida toda tentando saciar com coisas desse mundo só acaba quando encontra o Pão vivo que desceu do Céu.




Close Menu