Dicas aos Adolescentes


1-Escolha com bastante cuidado seus referenciais (Hb 12:2)– O que quero dizer é:  escolha bem as pessoas que você tem como modelo em sua vida. Modelo e referencial são aquelas pessoas que tem influenciado de alguma forma nossa vida (Linguagem, roupas, comportamento, decisões). Há muita gente descolada, bacana, popular mas que não são boas influencias, muito menos modelos saudáveis. Espelhe-se em Jesus e nas pessoas que se parecem com ele no caráter e na conduta.

2-Escolha com bastante cuidado as pessoas com quem você se relaciona (I Cor 15:33) Nós somos muito influenciados pelas pessoas com quem convivemos. Tome cuidado com as pessoas que fazem parte de seu circulo intimo de amizade. As pessoas com quem você conversa, troca e-mails, sai, vivem no bate-papo. Veja se estas pessoas têm influenciado para o bem o para o mal. Veja se tem te aproximado de Deus e do seu reino ou te afastado!

3-Aproveite bem o seu tempo (Rm 13:11 “Remindo o tempo”) – Não desperdice seu tempo com coisas vãs, invista seu tempo em coisas que te trarão recompensas no futuro (Devocional, Cursos, leituras, estudos etc)
 Evite perder tempo “ficando”, tendo um “lance” com alguém, ou procurando desesperadamente um namorado. Também reduza o tempo com pipa, Skate, internet, televisão videogame. Estas coisas não são em si pecado, mas às vezes, Têm roubado a maior parte de seu tempo que acredite, é curto e não renovável.
 O tempo perdido, desperdiçado nunca mais volta. Use o tempo como semente a fim de que você possa ter boas colheitas no futuro.

4-Valorize seus pais acima de seus amigos (Ef 6:1-3) “Honra teu pai e tua mãe” Isto é um mandamento de Deus. Honrar é distinguir, diferenciar, colocar no lugar de honra de nossas vidas. Isto independe de merecerem ou não porque você não estará fazendo isto por eles só, mas, sobretudo por você.
Aprendam a diferenciar a “atitude” da “pessoa”. Em outras palavras, você pode até odiar as atitudes de seus pais, mas respeite-os pela pessoa de autoridade que são em relação a sua vida. Desonhar pai e mãe não apenas é quebrar a lei de Deus. É também trazer sobre sua vida e seu futuro uma série de consequências dolorosas!

5- Conscientizem-se de uma vez por todas, que obedecer a Deus e a sua Palavra é a melhor escolha que você poderá ter tido (Ecl 12:1). Quando a Bíblia diz para nos lembrarmos de Deus nos dias da mocidade é para que não soframos com as ilusões e cabeçadas que muitos têm dado na vida. O desejo de Deus é te preservar de muito sofrimento e de muitas ciladas do inimigo.
É bom ficar claro que obedecer a Deus não te tornará popular, não te fará ser o “cara” ou a “mina” de sua escola, de sua rua ou de seu grupo de amigos. Entretanto, te proporcionará um futuro abençoado e feliz!

Conclusão: Meu querido adolescente você não tem ideia do quanto esses conselhos são valiosos. Eu tenho certeza que sua própria experiência vai provar o que eu estou dizendo. Ou pelo lamento de não tê-los levado a sério ou pela gratidão e a felicidade resultante de sua aplicação prática na vida!
Vou hoje para casa na certeza de que hoje apenas fui instrumento de Deus para lembrar-lhes de conselhos que não são meus, mas do Senhor. Termino com a recomendação de João 13:17 “Agora que sabeis essas coisas, sereis felizes se as praticardes”
Que Deus os abençoe!

Close Menu