Pais e Filhos : Eles ouviram a mensagem?


A maioria de nossas crianças acredita que Deus está feliz se elas forem “boas pelo amor de Deus”.
Em vez de transmitirmos as verdades gloriosamente libertadoras e transformadoras de vidas do evangelho, nós ensinamos aos nossos filhos que o que Deus quer deles é moralidade. Nós lhes dissemos que ser bom (pelo menos exteriormente) é o objetivo final de sua fé. Isso não é o evangelho; não estamos passando o cristianismo adiante.
Essa outra coisa que estamos dando a eles tem um nome – é chamado de “moralismo”.
Quando mudamos a história da Bíblia do evangelho da graça para um livro de ensinamentos morais, todos os tipos de coisas dão errado. Crianças descrentes são encorajadas a mostrar o fruto do Espírito Santo, mesmo que estejam espiritualmente mortas em seus delitos e pecados (Ef. 2:1). Crianças impenitentes são ensinadas a dizer que estão arrependidas e a pedir perdão, mesmo que nunca tenham provado a verdadeira tristeza piedosa. Crianças não regeneradas são informadas de que elas estão agradando a Deus por terem conseguido alguma “vitória moral”.
A história da Bíblia não é uma história sobre como fazer bons meninos e meninas serem melhores. Como Sally Lloyd-Jones escreve no Livro de Histórias Bíblicas de Jesus:
"Agora, algumas pessoas pensam que a Bíblia é um livro de regras, dizendo o que você deve e não deve fazer. A Bíblia certamente tem algumas regras nela. Elas mostram a você como viver melhor. Mas a Bíblia não é principalmente sobre você e o que você deveria estar fazendo. Trata-se de Deus e do que ele fez. Outras pessoas pensam que a Bíblia é um livro de heróis, mostrando as pessoas que você deveria imitar. A Bíblia realmente tem alguns heróis nela, mas... a maioria das pessoas na Bíblia não é herói de maneira alguma. Elas cometem grandes erros (às vezes de propósito), elas ficam com medo e fogem. Às vezes elas são completamente cruéis. Não, a Bíblia não é um livro de regras ou um livro de heróis. A Bíblia é, acima de tudo, uma história. É uma história de aventura sobre um jovem Herói que vem de uma terra distante para reconquistar o seu tesouro perdido. É uma história de amor sobre um corajoso príncipe que deixa o seu palácio, seu trono – tudo – para resgatar quem ele ama. É como o mais maravilhoso dos contos de fadas que se tornou realidade na vida real."
Essa é a história que nossos filhos precisam ouvir e, como nós, eles precisam ouvi-la vez após vez.
Graça, ou o favor gratuito que foi derramado sobre nós por meio de Cristo, deve tornar a nossa forma de criar filhos radicalmente diferente da dos incrédulos. Isso porque a boa-nova da graça de Deus é destinada a permear e transformar cada relacionamento que temos, incluindo o nosso relacionamento com os nossos filhos.
No mais profundo do que fazemos como pais, deveríamos ouvir os batimentos do coração de um Pai amoroso e doador de graça, que gratuitamente adota rebeldes e transforma-os em filhas e filhos amorosos. Se essa não é a mensagem que os seus filhos ouvem de você, se a mensagem que você lhes envia diariamente é sobre ser bom para que você não fique desapontado, então o evangelho também precisa transformar sua forma de criar filhos.
Reflita um pouco sobre o que aprendemos com esse texto de Elyse Fitzpatrick, trecho do livro "Pais Fracos, Deus Forte". Seu filho entende a mensagem do Evangelho?
Close Menu