TEXTO BASE: 1 TIMÓTEO 3: 10-17
Esta carta contém as últimas palavras do Apóstolo (65 e 67 d.C) destinada a animar e instruir seu filho da fé Timóteo é também uma declaração de um soldado que cumpriu sua missão (2 Tm 4:7), e em se tratando de cumprimento de missão não dá pra não comentar (João 19:28-30) que retrata o triunfo de Cristo, que não foi nos auditórios ou banquetes e muito menos em Palácios, Não foi a entrada Triunfal em Jerusalém nada disso o triunfo foi na Cruz, foi lá que Jesus Bradou a “Missão está Cumprida” ou ...Τετέλεσται... de (João 19:30), Naquele momento Jesus cumpria a Missão que o Pai lhe dera ! Se Oferta de Propiciação eliminando a Ira de nós e assumindo a Culpa, Foi na Cruz que Ele Justificou absorvendo nossa Injustiça para que nós por Graça fôssemos Justificados e como se não bastasse no calvário Jesus nos fez Filhos adotivos e Co-Herdeiros com Ele.
_ Essa palavra de Triunfo Tetelestai significa basicamente três coisas:
Quando o Pai encarregava o filho para uma tarefa o filho ao término da tarefa dizia que o trabalho está concluído “Tetélestai”, O Pai enviou o seu filho para cumprir a missão de no mundo morrer em nosso lugar
(...— Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. | Lucas 22:42).
O devedor ao pagar o seu débito, ao saldar toda a divida recebia a promissória carimbada com a Palavra Tetélestai (está pago !), o tamanho da nossa dívida era impagável Cristo nos Justificou nos tornou justo, a Justiça DEle pagou nossa Injustiça, Foi Propiciação por nós agora não estamos mais debaixo da Ira de Deus ele trouxe Paz com Deus.
Ao comprar um imóvel, no final da quitação do pagamento a pessoa recebia a escritura definitiva com o Carimbo Tetélestai bradado no Calvário nos deu posse a Herança.
( O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados. | Romanos 8:16-17 )
Jesus deixou claro que o custo de segui-lo é nossa vida na sua plenitude é uma troca mais do Excelente uma entrega ao que Deus dá sua vida por nós, ao que planejou nosso presente e futuro.
[34] Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, Jesus lhes disse: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga‑me. [35] Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. [36] De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? [37] Que daria uma pessoa em troca de sua alma? [38] Pois quem, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos. (Marcos 8:34-38)
Nossa missão tem um preço não foi diferente com os que nos antecederam, desde o AT, Jovens, Adultos e Idosos têm pagado com sua própria vida para cumprir seu chamado nestes termos destacamos alguns desafios para o Cumprimento da missão:
Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22 )
“torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”; “segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão” (1Tm 4:12; 6:11). O mesmo princípio está presente nas instruções aos tessalonicenses: “E o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:23).
“Integridade é a coragem de fazer o certo a despeito das consequências e da inconveniência.”
A definição de andar (hb. Halak) é ir, vir, partir, proceder, mover, viver, morrer, percorrer. Portanto, podemos definir que o andar do jovem cristão é o seu modo de vida, seu comportamento diante das situações que enfrenta, a maneira como ele vive diante dos homens e, principalmente, diante de Deus.
Andando…
Dessa maneira, poderão viver de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. (Colossenses 1:10)
Quando foi Perguntado a Craig Keener (Kraig Kener) sobre como ele consegue escrever tantos livros volumosos e se ele tem NetFlix, ele disse que não, que quando se converteu tomou a decisão de se desgastar em prol do Reino e que a medida e com tempo as coisas deste mundo não fazia mais falta.
Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. (Mateus 5:16 )
Não existe maior força contrária para o crescimento do evangelho do que a hipocrisia, é uma acusação mais evidente dos tempos atuais e também uma forte acusação contra os que se dizem servos mas não vivem como santos. O próprio Jesus foi duro com os que sujaram o nome da Igreja.
— E, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para esse que uma grande pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse afogado na profundeza do mar. (Mateus 18:6 )
O objetivo desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia. (1 Timóteo 1:5)
A consciência é um tribunal que devemos enfrentar com dignidade, aprovando nossa própria conduta,
Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1 Coríntios 9:27)
Os desejos, as emoções e os sentimentos do jovem cristão serão aprovados pelo Senhor, se forem guiados pelos princípios da Sua Palavra.
Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. (Jeremias 31:33)
José é um excelente exemplo de integridade apesar das circunstâncias. sua Vida pode ser dividida em três partes: a) Do seu nascimento até seus 17 anos (Gn 30:24 até 37:2); amado pelos pais e alvo de inveja dos seus irmãos, seu caráter obediente gerava nos irmãos muita inveja; b) Dos 17 aos 30 anos (Gn 37:2 até 41:46): José chega ao início de sua idade adulta. Sua vida parece sair do controle. Escravidão, acusação injusta e prisão aconteceram com ele é nesse período que aparente abandono onde Deus demonstra sua soberania e fidelidade; c) Dos 30 anos até sua morte (Gn 41:46 até 50:26): Os oito últimos anos de José são de prosperidade e recompensa sob a bênção de DEUS. Ele teve a oportunidade clássica de acertar as contas com os irmãos e arruiná-los para sempre, mas recusou-se a fazer isso. Pelo contrário, abençoou-os, protegeu-os e os perdoou.
José demonstra pra nós uma capacidade de resistir às tentações:
Material (administrar o que não é seu sem se aproveitar da confiança dos outros)
Pessoal ( não demonstrou desejo por fama, poder ou posição)
Na Carne
Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu dono: — Escute! O meu senhor não se preocupa com nada do que existe nesta casa, porque eu estou aqui; tudo o que tem ele passou às minhas mãos (Material). Não há ninguém nesta casa que esteja acima de mim (Pessoal). Ele não me vetou nada, a não ser a senhora, porque é a mulher dele (Carne). Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus... (Gênesis 39:8-9 NAA)
José via sua vida na Perspectiva de Deus , Viveu para Glorificar a Deus e olhou pra vida dele como um plano maior que ele mesmo, e de seus problemas.
Mas José respondeu: — Não tenham medo; será que eu estou no lugar de Deus? [20] Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente. [21] Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos. E assim José os consolou e lhes falou ao coração. (Gênesis 50:19-21)
--- Viver a vida íntegra é vivê-la na perspectiva de Deus, tudo pra Glória, sem esperar retribuições nem agradecimentos, na bagagem sem rancor dos que nos feriram, e muitos dos ingratos.
[1] Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. [2] Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, [3] sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, [4] traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, (2 Timóteo 3:1-4)
Babilônia Pátria educadora: Babilônia tinha como modo de controle a desculturação da classe mais nobre do País conquistado, era uma universidade de três anos onde além da linguagem era ensinado tudo sobre a cultura do povo Caldeu, e no fim os melhores ganhavam um cargo público na administração da Babilônia. imagine a oportunidade ? comida boa(bandejão), vestimenta, cultura e uma carreira, era um sonho para um povo que já estava sob intervenção, Nabucodonosor não impôs a idolatria e o paganismo pois sabia que isso era consequência natural da convivência dos jovens no centro universitário e no serviço público da babilônica. Com Certeza os Jovens Hebreus estudaram os deuses da Babilônia:
- Marduk (rei dos deuses, o mais importante no panteão babilônico). Era também chamado de “Bel”, que significava “senhor”. Estava associado à água, ao julgamento e à vegetação. Os babilônicos acreditavam que era Marduk o responsável pela escolha do rei da Babilônia.
- Apsu – o progenitor dos deuses. Esposo de Tiamat. Personificava a água do solo primordial.
- Tiamat – deusa primordial, mãe do cosmos. Representava as águas dos oceanos.
- Lahamu – representada muitas vezes como uma serpente. Era filha de Apsu com Tiamat. Representava o lodo dos oceanos.
- Ansar – deusa do céu.
- Samas ou Chamache – deus do Sol e da justiça (Babilônia, Acádia e Assíria)
Os Jovens tiveram que usar um nome “social”:
Daniel (Deus é meu Juiz)passou a Chamar-se Beltessazar,
Hananias (Jeová tem sido gracioso) passou a Chamar-se Sadraque,
Misael (Quem é igual a Deus?) passou a Chamar-se Mesaque,
Azarias (Jeová tem ajudado) passou a Chamar-se Abede-Nego,
“Os homens que movem o mundo, são os que não se deixam mover pelo mundo.” Dwight L. Moody
Daniel viveu o ordinário em Santidade para assim experimentar o extraordinário:
“Não seremos capazes de adorar a Deus nas ocasiões mais sublimes se não tivermos adquirido o hábito de adorá-lo nas mais simples" . S. Lewis
Como Construir cultivar sabedoria num mundo Pós-verdade?; um mundo com muito mais informação, porém, cada vez menos sabedoria, Mais dados e menos clareza, mais estímulo e menos síntese, muita distração e menos quietude, muito mais opnião e menos pesquisa pelo saber, muitas palavras e menos atenção, mais julgamentos e menos observação, muita diversão e tão pouca alegria.
--- Antes da queda Deus decreta ao homem e a mulher os mandatos Espiritual, Social e Cultural em Gênesis 1:26-30, respectivamente o Mandato Espiritual que estabelece o envolvimento pacifico e amoroso entre a Criatura e seu criador, o Mandato Social envolve a liderança dos pais em saber guiar as suas famílias, segundo a ordem de Deus, e o Mandato Cultural: Este terceiro, e ultimo mandato, é um envolvimento com a sociedade. Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar de que todos os nossos relacionamentos com aspectos culturais fossem seculares e nosso relacionamento com Deus espiritual. Este mandato envolve questões políticas, educação, artes, lazer, tecnologia, indústria, e quaisquer outras áreas.
A depravação proveniente do pecado evoluiu a sociedade Humanista (homem como Centro) , Relativista (homem define sua verdade e não existe verdade absoluta) , Hedonista (o Homem amante de si mesmo).
O homem perdido colapsou em suas crises existenciais, buscando satisfação em fontes que só ampliam a carência e a dependência nada supre, fomos feitos pra se relacionar com Deus é nele que está a nossa fonte de satisfação.
Às vezes a questão mais difícil não é correr por um caminho, mas permanecer onde se está !
Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu (2 Timóteo 3:14)
Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu (2 Timóteo 3:14 )
Este verbo diz respeito ao ato de se manter constante e firme ao longo de um projeto já iniciado.
Diferentemente da Geração Y que segundo Zygmund Bauman Sociólogo Polonês que critica nosso tempo como Modernidade Líquida, onde tudo é fácil, rápido e frágil, e os relacionamentos são descartáveis, pessoas são tratadas como mercadorias, onde o marasmo impede o desenvolvimento da resiliência pois se nada tem valor se somente a sensação do agora importa pra que lutar ?.
Thomas Alva Edison (1847 - 1931) era americano e foi um cientista inventor. Ele já havia feito 995 experiências, todas fracassadas. Alguém o questionou, dizendo: “O que você está ganhando com isso? Está perdendo tempo!” Ele respondeu: “Eu estou aproveitando sim. Aprendi 995 maneiras de não fazer”. Na 996a experiência, descobriu a lâmpada elétrica. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. Desenvolveu muitos dispositivos importantes e de grande interesse para a indústria e para a nossa vida diária, como o aperfeiçoamento do telefone, da máquina de escrever, e o sistema de alimentos empacotados a vácuo, para a conservação. Ele é um dos precursores da revolução tecnológica do Séc. XX.
Nossos fracassos também nos ajudam, pois aprendemos como não fazer as coisas.
Abraão nos ensina com sua vida que:
Um Exemplo dessa perseverança é Abraão, Deus o Chamou com 75 Anos (Gn 12), depois de 24 anos ele teve nos Braços o seu Filho da promessa Isaque já com 99 anos.
Abraão com 75 anos, nasceu em Ur, mas tinha se mudado para Harã (atualmente o Iraque), Deus o convida para sair daquela terra e dele fazer uma grande Nação (Gn 12:1-3). Deus lhe prometeu um filho que só veio a nascer com a idade de 100 de Abraão.
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia... (Hebreus 11:8)
Como estamos respondendo ao plano de Deus para cada um de nós ?
Em uma sociedade de distrações e imediatistas, esperar parece que não se encaixa, mas Deus trabalha no tempo DEle, Abraão esperou 100 anos pra ter seu filho nos Braços, o tempo para o Homem e a natureza tinha passado para Sara mas não para Deus, estava tudo no controle DaquEle que é criador do tempo.
[29] Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. [30] Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem, [31] mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. (Isaías 40:29-31)
[16] Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. [17] Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, [18] na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. (2 Coríntios 4:16-18 NAA)
Quando Abrão e Isaque se aproximaram do local de holocausto Isaque pergunta:
...Isaque perguntou: — Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? [8] Abraão respondeu: — Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.... (Gênesis 22:7-8 )
Entregue suas dúvidas quanto ao futuro e Deus lhe entrega a certeza que tudo vai dar certo, Abraão não vacilou e entregou tudo e hoje é a pedagogia de Deus quando se trata de Fé.
Paulo exorta-nos:
“que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija (para que aquele que está preste a se perder não se perca), repreenda (o que errou para não morrer na fé), exorte (estimule, o que está fraco para não parar) com toda a paciência e doutrina. “ (2 Timóteo 4:2)
A missão de cristo foi definitiva executou a tarefa do Pai, resgatando e dando posse definitiva a todo aquele que NEle crer, a nós cabelos lutar para andar em integridade diante de Deus dos Homens com a mente de Cristo, mesmo diante de um mundo contrário a tudo a tudo que Deus e Sua palavra estabeleceram.
Retroceder não é opção confiando no Plano que Ele mesmo traçou, esperando com paciência pois nosso Deus é o provém.
Social