Aula 03 - Fundamentos da Fé Cristã - Anjos, Satanás e os demônios

 




Hoje abordaremos um pouco sobre a criação de Deus no quesito espiritual, estamos falando do Anjos e Demônios. E satanás que é o considerado o chefe dos demônios.


Anjos


Os anjos são seres espirituais criados e dotados de julgamento moral e elevada inteligência, mas sem corpos físicos. Eles são guerreiros de Deus e, como um grupo, são muitas vezes denominados de hostes (ou exércitos) do  céu. Eles nem sempre existiram; mas são parte do Universo que Deus criou.

Esdras afirma isso quando diz acerca de Deus: “Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército” (Neemias 9:6).

Uma vez que os anjos são “espíritos” (Hebreus 1:14), eles não possuem corpos físicos, pois, como Jesus disse: “Um espírito não tem carne nem ossos” (Lucas 24:39). 

Portanto, os anjos não podem ser vistos normalmente, a menos que o Senhor abra nossos olhos (como fez com Balaão em Números 22:31), eles assumam forma corporal para aparecer (como aconteceu no túmulo de Jesus em Mateus 28:5). Normalmente, os anjos são invisíveis enquanto realizam suas atividades comuns de nos proteger de todas as maneiras (Salmos 91:11) e se juntam a nós em nossa adoração a Deus (Hebreus 12:22). 

Os anjos demonstraram julgamento moral quando pecaram e foram expulsos do céu (2Pedro 2:4). Eles evidenciam sua inteligência por meio de diálogo com os humanos (ver Mateus 28:5) e cantam louvores a Deus (ver Apocalipse 4:11).

Algumas afirmações e inferências que as escrituras nos demonstram quanto aos anjos:

  1. Natureza e atributos dos anjos.

  1. Eles são criados.


² Louvai-o, todos os seus anjos;    louvai-o, todas as suas legiões celestes. ³ Louvai-o, sol e  lua;    louvai-o, todas as estrelas luzentes. ⁴ Louvai-o, céus dos céus    e as águas que estão acima do firmamento. ⁵ Louvem o nome do Senhor,    pois mandou ele, e foram criados.

⁶ E os estabeleceu para todo o sempre;    fixou-lhes uma ordem que não passará.  Salmos 148:2-6



¹⁶ pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.  Colossenses 1:16


Deus é o único ser não criado e eterno.


  1. Seres Incorpóreos.

¹³ Ora, a qual dos anjos jamais disse:    Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? ¹⁴ Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?  Hebreus 1:13,14


Neste Texto fica claro que a designação para os anjos é de “espiritos”, os homens diferente disso temos dupla natureza  material e imaterial Paulo orienta inclusive que nossa luta não é contra “carne” ou seja contra pessoas humanas mas contra forças espirituais. 


¹² porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.   Efésios 6:12


Ou seja, sua característica de espíritos nos impede de considerar anjos como organismos que possuem corpo.

Em Gen 6.2 “filhos de Deus” = não anjos,  mas os descendentes de Sete e adoradores do verdadeiro Deus.


² vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.  Gênesis 6:2


Anjos não possuem alma, são apenas espíritos, a alma é uma essência que interage o espirito e a natureza.


  1. São pessoais ou seja possuem inteligência e voluntariedade.


¹⁹ Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.

²⁰ Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.  Lucas 1:19,20


  1. Possuem poder, mas limitados.

Os anjos possuem grande poder — eles são chamados de “poderosos” (Salmos 103:20) e são “maiores em força e poder” do que os injustos seres humanos (2Pedro 2:11). Mesmo assim, Deus demonstra maior amor pelos humanos do que pelos anjos, porque ele “não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos” (2Pedro 2:4). Ao contrário, quando Adão e Eva pecaram, embora fossem expulsos do paraíso, não foram lançados no inferno. Em lugar de colocá-los em cadeias, Deus lhes fez vestes para cobrir sua vergonha (Gênesis 3:21-23).

³⁶ Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, (...) senão o Pai.  Mateus 24:36



¹¹ ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.   2 Pedro 2:11



¹³ Ora, a qual dos anjos jamais disse:    Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

¹⁴ Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?  Hebreus 1:13,14


  1. Quantidade ao número e organização.


  1. São uma Grande Multidão

Salmos 68:17: As carruagens de Deus são várias dezenas de milhares; o Senhor está entre elas, como em Sinai, em seu santuário.


Daniel 7:10: Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares lhe serviam, e milhões de milhões estavam de pé diante dele: o julgamento começou,  e os livros foram abertos.


Apocalipse 5:11: E eu olhei, e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e o número deles era de centenas de milhões, e milhares de milhares;





  1. São um grupo distinto de raça.

Mateus 22:30: Porque na ressurreição, nem se tomam, nem se dão em casamento; mas são como os anjos no céu.


Lucas 20:35-36: Mas os que forem considerados dignos de alcançarem aqueles tempos futuros, e da ressurreição dos mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento. 

Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos; e são filhos de Deus, pois são filhos da ressurreição.


  • Nós somos chamados filhos dos homens, mas os anjos nunca foram chamados filhos de anjos.

  • Eles não se desenvolvem a partir de uma categoria, como os homens, cada anjo foi criado separadamente, e cada anjo apóstata caiu individualmente, e não como os humanos que nasceram no pecado de Adão.

  • Os anjos são filhos de Deus


  1. Vários níveis e dons.


Lucas 20:35-36: Mas os que forem considerados dignos de alcançarem aqueles tempos futuros, e da ressurreição dos mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento. Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos; e são filhos de Deus, pois são filhos da ressurreição.


1 Tessalonicenses 4:16: Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande aclamação, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;


O Arcanjo Miguel (=Quem é como Deus?) É o único expressamente chamado de arcanjo, Gabriel(= o herói de Deus), Nas escrituras Miguel sempre aparece como o mensageiro da lei e Julgamento já Gabriel traz mensagens de misericórdia e promessas lembremos que foi ele que informaram a mae de João Batista Isabel e Maria mãe de Jesus ambas ótimas notícias.


  1. Tem organização.

1 Reis 22:19: Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Eu vi o SENHOR sentado em seu trono, e todo o exército dos céus estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda.


Mateus 26:53: Ou, por acaso, pensas tu que eu não posso orar ao meu Pai, e ele me daria agora mais de doze legiões de anjos?


Existe inúmeros textos que demonstram organização de exércitos como “legião” de anjos uma referência às legiões romanas, tronos se referindo a autoridade de governo, potestades e principados também falam de autoridade “patente”.


  1. Demônios

Os demônios são anjos maus que pecaram contra Deus e que agora praticam continuamente o mal no mundo. 

Eles são os anjos que pecaram e a quem “Deus não poupou, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos” (2Pedro 2:4). 

Mas os demônios não foram criados maus. Como integrantes da criação original, eles eram parte do “tudo” o que Deus criara e considerara “muito bom” (Gênesis 1:31). 

Embora a Bíblia não nos diga especificamente quando eles caíram, no entanto, entre sua criação e a tentação de Satanás para que Eva pecasse, eles “não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada” (Judas 1:6) e foram lançados no inferno.



  1. Satanás

     Satanás é o nome próprio do líder dos demônios. Ele é mencionado por nome em passagens como 1Crônicas 21:1, onde diz: “Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo”. Jesus falou diretamente com ele quando tentado no deserto: “Retire-se, Satanás!”  (Mateus 4:10). 

     Quando os discípulos disseram a Jesus que os demônios se sujeitavam a seu nome, o Salvador lhes respondeu, dizendo: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lucas 10:18). A Bíblia também usa os seguintes nomes para Satanás: “o diabo” (Mateus 4:1), “a serpente” (Gênesis 3:1), “Belzebu” (Mateus 10:25), “o príncipe deste mundo” (João 12:31), “o príncipe do poder do ar” (Efésios 2:2) e “o maligno” (Mateus 13:19). 

     Satanás foi “homicida desde o princípio” e o “pai da mentira” (João 8:44). “O diabo”, nos diz em 1João 3:8, “pecou desde o início”. Ele é o criador do pecado, tendo pecado antes de enganar “Eva com astúcia” (2Coríntios 11:3). 

      Ele também tentou Cristo a cometer pecado (Mateus 4:1-11) para levá-lo a falhar em sua missão de “destruir as obras do diabo” (1João 3:8). Satanás e seus demônios tentam usar todo tipo de tática destrutiva para cegar as pessoas para que não vejam “a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Coríntios 4:4).  

     Eles também usam estratégias destruidoras semelhantes como tentação, dúvida, mentiras, assassinato, culpa, medo, confusão, doenças, inveja, orgulho e calúnia para impedir o propósito e o testemunho do cristão. O diabo e seus anjos são limitados tanto em seu próprio poder como pelo controle de Deus naquilo que podem ou não fazer. Eles são mantidos em “em trevas, presos com correntes eternas” (Judas 6). O próprio Satanás pode ser resistido com sucesso pela autoridade de Cristo: “Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). Ele e seus demônios não podem conhecer o futuro, pois só Deus pode declarar “desde o início [...] o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá” (Isaías 46:10).

     Embora sejam capazes de observar o que fazemos diariamente (e daí tirar conclusões sobre nossos pensamentos ou futuro), eles não sabem com certeza o que estamos pensando ou o que nosso futuro reserva (ver Daniel 2:27-28, onde ninguém falava por qualquer outro poder senão o Deus dos céus que pôde conhecer o sonho do rei). 


  1. Atividade demoníaca


     Como os anjos de Deus, Satanás e seus demônios estão presentemente ativos no mundo e produzem muito mal. Mas eles não são os únicos responsáveis pelo mal existente neste planeta.    Grande parte do pecado mencionado na Bíblia não é o resultado de Satanás ou seus demônios, mas sim das próprias ações das pessoas (Tiago 1:14). 

No entanto, a Bíblia nos incentiva a agirmos de maneira sóbria e vigilante, porque “o diabo, o inimigo

de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pedro 5:8). Portanto, somos encorajados a “resistir” (1Pedro 5:9) e não aceitar a presença do diabo (Efésios 4:27).

     Como esses ataques de Satanás e seus demônios se originam em várias formas e graus, aqueles que creem em Jesus devem perceber que, mediante sua morte, Jesus anulou o poder daquele “que tem o poder da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14). E, na cruz, Deus despojou “os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz” (Colossenses 2:15). Assim, se Satanás ou seus demônios realizarem um ataque contra nós, devemos confiar na vitória de Cristo e usar “as armas com as quais lutamos”, que “são poderosas em Deus para destruir fortalezas” (2Coríntios 10:4). Por vezes também podemos decidir falar diretamente com um espírito maligno, ordenando-lhe para sair em nome de Jesus (ver Lucas

9:1; 10:17; Atos 8:7; 16:18; Tiago. 4:7). Não devemos temer demônios, pois “aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1João 4:4). Todas as vezes deveríamos nos alegrar “não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus” (Lucas 10:20).

     Em Romanos 16:20, Paulo diz aos cristãos: “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês”. Enquanto as boas-novas do evangelho são pregadas e as pessoas creem em Jesus, outra batalha espiritual é vencida. E algum dia Cristo virá e removerá completamente a influência de Satanás e dos demônios deste mundo (ver 2Tessalonicenses 2:8; Apocalipse

20:1-3).





Bibliografia

Grudem, W. (2017). Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Thomas Nelson Brasil.


Sproul, R. C. (2018). Somos todos Teólogos.


Conegero, D. (2017, April 4). Quais São os Atributos de Deus? Estilo Adoração -Estudos Bíblicos e Devocionais. 


Gilberto, A. (2015). Teologia sistemática pentecostal. CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus.


Sproul, R. C. (2022). Verdades essenciais da fé cristã - Cad. 1. Editora Cultura Cristã. 


Sproul, R. C. (2022). Verdades essenciais da fé cristã - Cad. 2. Editora Cultura Cristã. 


Sproul, R. C. (2022). Verdades essenciais da fé cristã - Cad. 3. Editora Cultura Cristã. 


Strong, A. H. (2020).  Teologia Sistemática (vol. 1-3): Edição Completa. e-artnow. 


Brasil, S. B. do. (2012). Manual bíblico SBB. American Bible Society.


Thompson, F. C. (1992a). Bíblia de referência Thompson:  sistema de estudo bíblico original e exaustivo de Thompson.




Close Menu