“O VALOR DA CONFIANÇA EM DEUS”

 Confiança significa “Sentimento de quem confia. Segurança íntima com que se procede. Crédito, fé. Boa fama. Esperança firme. Familiaridade...”. É o contrário da desconfiança. Quando confiamos em alguém, não alimentamos qualquer dúvida a respeito de sua vida, de suas atitudes, de seu procedimento. Um esposo que confia na esposa não tem ciúmes. 
Da mesma forma, a esposa em relação ao marido. Um filho que confia no pai sente-se seguro em seu relacionamento com ele. No nosso relacionamento com Deus, precisamos demonstrar que nEle confiamos inteiramente, sem qualquer raiz de dúvida ou incredulidade. No parágrafo inicial, colocamos para efeito de referência, o significado da confiança. 
Aplicando aqueles significados a nosso relacionamento com Deus, vemos que é um sentimento que deve dominar nosso coração; devemos ter segurança íntima para com o Senhor; Ele merece todo o nosso crédito. Confiança é sinônimo de fé. E a Bíblia diz que “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” (Hb 11.1). A confiança em Deus se traduz por uma fé inabalável, que vê o invisível; prova o que não é visto ainda. Na vida comum, se diz que confiança não se impõe. Conquista-se. Nas relações humanas, muitas vezes, somos surpreendidos por pessoas em quem confiávamos, em face de comportamentos que nos traem. Isso é muito ruim. A confiança conquistada pode ser perdida por causa de um passo em falso, de uma atitude impensada. 
Com Deus, isso não pode acontecer, porque Deus não falha, Deus não erra, Deus não se engana, Deus não comete injustiças. Porém, nós podemos falhar, e perder a confiança de Deus em nós. Saul foi dado por Deus como rei a Israel, mas, quando se firmou, precipitou-se, fazendo o que não agradava ao Senhor; perdeu a confiança, e foi substituído por Davi. Salomão era homem escolhido por Deus para uma grande obra. Mas, por deixar de observar a Palavra, caiu em tentação com suas mulheres, e perdeu a confiança do Senhor. Se não é bom trairmos a confiança de nosso próximo, muito pior é trair a confiança de nosso Bom Deus. 
A confiança em Deus é motivo para sermos abençoados em nossa vida. O salmista diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fa2 rá” (Sl 37.5). Muitas pessoas não recebem o que esperam de Deus, simplesmente porque não confiam verdadeiramente em sua pessoa, em seu poder, em sua palavra. Quem confia em Deus entrega os problemas em Suas poderosas mãos, e fica tranquilo, dorme tranquilo, sabendo que Ele é Fiel para fazer o cumpre. Há muitas pessoas ansiosas nas igrejas locais, vivendo doentes, à base de remédios controlados, muitas delas, porque não descansam na confiança no Deus Todo-Poderoso. E a ansiedade gera tensão emocional, e esta, por sua vez, é a causa de mais de 90% das enfermidades mentais e orgânicas. A ansiedade termina onde começa a fé, a confiança; a confiança ou a fé termina, onde começa a ansiedade. A escolha é nossa. Conta-se que um menino viajava num avião de passageiros, quando a aeronave foi envolvida por grande turbulência. O piloto já havia ordenado que todos colocassem o cinto de segurança, pois estariam atravessando uma zona difícil. O avião balançava enormemente no meio daquela tempestade. Alguns passageiros começaram a fazer suas orações ou rezas, e se via no semblante deles o medo de um possível desastre. O menino, em seu assento, continuava calmo, pintando alguns papéis. 
O passageiro ao seu lado, perguntou, admirado: “Menino, por que você está calmo, diante dessa turbulência?”. O garoto respondeu: “É porque meu pai é o piloto!”. Minutos depois, todos experimentaram tranquilidade, quando a turbulência passou e o avião seguiu seu rumo com segurança. Em nosso viver com Deus, também precisamos ter em mente que Deus é o nosso Piloto Supremo, Onipotente, Onipresente, e Onisciente. Se a direção de nossa vida (“nosso avião”) está em Suas mãos, mesmo que haja turbulências ou tempestades, estaremos seguros. 
Na prática , sabemos que descansar em meio a uma tempestade não é fácil. Mas a Bíblia nos manda exercitar a nossa confiança, a nossa fé, diariamente, pois o nosso Deus é Fiel. Ele não falha. Nada escapa a seu controle, a seu cuidado. Diz o salmista: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). Que o Senhor nos ajude, em nossa fraqueza, a cultivarmos a confiança em seu Nome, em Sua Palavra, em Seu Poder. Amém. 

Pr. Elinaldo Renovato de Lima 
Close Menu